PRISMA

PRISMA

Acerca de mim

A minha foto
Lusa Manteigas, Mons Herminius, Portugal
Descendente de Comínio, chefe tribal conhecido pelos relatos dos Romanos como Dux Latronorum. Durante a tentativa de invasão romana da Ibéria os resistentes serão comandados por Viriato (de viria, ou bracelete, a partir de 154 a.C.)

14 de abril de 2009

GREEN CORK - Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça

Comece já a juntar as suas rolhas de cortiça!

Desde dia 5 de Junho, dia Mundial do Ambiente, que já é possível ir colocar as suas rolhas de cortiça para reciclagem nos hipermercados Continente, nos centros comerciais Dolce Vita e nos agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.


Vídeo promocional:





"As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.

Defender a rolha de cortiça

Assiste-se, actualmente, a uma grande pressão sobre as rolhas de cortiça, produto vital na cadeia de valor acrescentado que beneficia as comunidades rurais e que garante igualmente a sustentabilidade económica de todas as aplicações de cortiça. Esta pressão provém de produtos alternativos (vedantes sintéticos e cápsulas de alumínio), que são derivados do petróleo e do alumínio, indústrias ambientalmente nocivas.

Há, pois, que defender a rolha de cortiça como produto que garantiu e deverá continuar a garantir a manutenção do montado de sobreiros, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do continente europeu e que se estima absorver, por ano, 4,8 milhões de toneladas de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa e do consequente aquecimento global. Como a cortiça é a própria casca da árvore, também retém CO2 e ao ser reciclada, evitam-se emissões deste gás para a atmosfera, contrariamente ao que acontece quando se decompõe ou é incinerada."

Para consulta do artigo na íntegra e mais informações sobre o GREEN CORK clique sobre o título.

Região tem mais 1300 desempregados que em 2008


“O distrito da Guarda e a Cova da Beira registaram um aumento de 1.296 desempregados em comparação com o período homólogo do ano passado. De acordo com dados disponíveis no portal do Instituto do Emprego e Formação Profissional, no final de Fevereiro, a Covilhã era o concelho com mais desempregados, mas foi o da Guarda que teve o maior incremento em relação a 2008 com quase 300 novas pessoas sem trabalho.

(…)

Manteigas tem menos 30 inscritos

Já o Centro de Emprego da Guarda abrange os concelhos de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas e Sabugal, contabilizando 3.256 inscritos à procura de emprego, quando em 2008 eram 2.969. De resto, o município da capital de distrito é aquele que regista um maior aumento de desempregados em termos absolutos, sendo de 2.012 em 2009, mais 295 que no ano passado, quando eram 1.717. Em relação ao Sabugal (299 e 289), Aguiar da Beira (195 e 184) e Celorico da Beira (282 e 276) verificaram-se aumentos pouco significativos no período em análise. No sentido inverso, Manteigas e Fornos de Algodres apresentam uma evolução positiva de diminuição de desempregados, o que contraria a tendência registada na região. No primeiro caso há menos 30 inscritos (252 em 2008 e 222 em 2009) e no segundo a variação é de 251 para 246.

Confrontado com os dados referentes à Guarda e Manteigas, respectivamente o que aumentou e o que diminuiu mais na região, o director do Centro de Emprego da Guarda adianta possíveis causas para estes dados. Assim, a redução de 30 inscritos em Manteigas «não é fruto da criação de emprego, mas da saída de pessoas para trabalharem na Guarda, Angola ou noutros países», refere Armando Reis. Já no caso da capital de distrito, o responsável reconhece que «tem havido pessoas a ficar sem emprego», mas também se tem assistido a indivíduos que «estavam sem emprego e que não estavam inscritos». Por outro lado, têm chegado diariamente «pedidos de transferência» de outros centros para o da Guarda, um fenómeno que poderá, «se calhar, ter a ver com a abertura do “retail park”», adianta, indicando que no ano passado aconteceu a mesma situação antes da inauguração do Vivaci. Ou seja, «embora o desemprego aumente, há uma perspectiva de criação de emprego», reforçou. (…)"

O artigo original, publicado no "Jornal O Interior" de 9 de Abril do corrente ano, faz também referência aos dados do Centro de Emprego da Covilhã e de Seia (onde se integra Gouveia). Para consulta do artigo na íntegra clique sobre o título.

Eadem mutata resurgo*

A IV de III de MMIX invoca-se o ancestral ícone que fez da guerrilha a sua forma de luta e a expressão última de defesa do seu território e das suas gentes. Pela primeira vez na história tribos lusitanas uniram-se sob a liderança de um homem que era respeitado pela sua coragem, pela sua destreza e pelo seu espírito guerreiro.

Viriato, que fora caçador e apascentara rebanhos na zona de MONS HERMINIUS (actual Serra da Estrela), marcou a História Ibérica e Romana deixando há cerca de dois mil e cem anos na Hispânia a herança de vincados valores como o sentimento de Independência, de Território, de Pátria, de Sacrifício e Liberdade.

Hoje outro tempo, necessidades variáveis, adulteração de prioridades e gentes que não são “as gentes”. Os valores e os sentimentos evocados há dois milénios mantiveram uma constância da sua ideia, perpetuaram no tempo as suas reinvenções e as suas causas (por vezes desvirtuadas) enquanto as memórias e a vontade de fazer mais e melhor representam, actualmente, a nossa melhor arma para combater o comodismo, a apatia e arrancar ao tempo a voracidade que este nos inflige no dia a dia.

Este blog tem a sua identidade enquanto espaço de conversa público ou salão Maior de Debate, de Ágora ou reservados Claustros. Ele próprio, pela sua natura empreenderá o seu ritmo e fará do tempo o momento em que a comunidade ou grupo daqueles que pretenderem participar, convergem em debates e ideias para defender pontos de vista e trilhar novas montanhas de novidade e conhecimento.

A liberdade do Verbo será privilegiada e concedida sempre que se cumpram as regras da boa educação e se respeite a diferença. Não pactuarei com ofensas nem muito menos com fraudes mentais. Quem entender participar terá de perceber que é detentor de uma responsabilidade e que será essa responsabilidade a evocar a sua sanidade mental.

Aqui serão abordados assuntos variados do nosso País mas em especial DE e SOBRE a Vila de Manteigas.

Não pretendo substituir os blogs Institucionais já existentes com o fim explícito e implícito de promover o Concelho nem muito menos os criados a título particular ou com eles fazer concorrência. Tal como cada um, darei um pouco da minha personalidade, do meu tempo, das minhas ideias e das minhas expectativas e como é óbvio dar a conhecer descobrindo na última fronteira da comunicação MUNDIAL (internet) o pacto de falar através do tempo.

Aprender a falar do nosso tempo no nosso tempo enquanto Homens é o desafio. Deixarei que este espaço seja também o confronto sem se assumir como o conflito; a liberdade sem se assumir a anarquia; a razão do que pensamos e como o pensamos e não a forma como atacamos e desvalorizamos o intelecto ou a pessoa.

Crescer é feito de simples particularidades: saber o mais possível no menor tempo impossível… será por isso que o saber não ocupando lugar promove a nossa ignorância proporcionalmente?

A todos os que pretenderem participar, deixar um testemunho ou apreciar como passeio internauta desde já BEM VINDO por ter descoberto o blog e um sincero BEM HAJA por ter passado e/ou participado.

*Embora mudado ressurjo