PRISMA

PRISMA

Acerca de mim

A minha foto
Lusa Manteigas, Mons Herminius, Portugal
Descendente de Comínio, chefe tribal conhecido pelos relatos dos Romanos como Dux Latronorum. Durante a tentativa de invasão romana da Ibéria os resistentes serão comandados por Viriato (de viria, ou bracelete, a partir de 154 a.C.)

7 de abril de 2009

ASE - Galardão "Cristal de Gelo"


O PRISMA Estrela não poderia ficar indiferente a um momento tão importante como o que sucedeu, ainda que anterior à sua existência, e por tal motivo apresenta na sua rubrica de AMBIENTE o evento "Cristal de Gelo" o primeiro que a ASE entrega.


No dia 22 de Fevereiro de 2009 a nossa Associação fez 27 anos. É mais de um quarto de século a defender e promover os valores naturais da Serra da Estrela. Neste já longo percurso, exercemos e abusamos de alguma teimosia dando conta que os investimentos de carácter turístico deveriam ser edificados junto dos núcleos urbanos, protegendo assim a Serra destas infra-estruturas, cujos promotores muito teriam a ganhar se deixassem para deleite dos seus clientes o “diamante” por polir e os grandes declives para saborear fisicamente.

De facto, julgamos que não foi em vão. Em 2007, a ASE viu iniciar umas obras junto das antigas Termas de Unhais da Serra e procurou informar-se do que iria sair dali. E o que estava a surgir aconteceu na realidade e o complexo lúdico termal vai ser inaugurado brevemente.

Que melhor pretexto a ASE poderia ter que não fosse o de distinguir os promotores por terem a audácia de edificar em Unhais da Serra uma infra-estrutura com as dimensões que o complexo turístico contempla indo assim contra a corrente dos que tudo têm feito para aproveitarem a Serra, na mira do lucro fácil, deixando um rasto de marcas que nunca mais vão sarar no granito espoliado da Estrela!

A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela sente um enorme orgulho por ter tido o prazer de homenagear a NATURA – IMB – HOTELS, distinguindo-os com o galardão “CRISTAL DE GELO”, o primeiro a ser atribuído pela nossa Associação. Orgulho também por verificar que existe mais alguém a pensar como nós na maneira de ver o desenvolvimento sustentável para a serra e com real benefício para as suas populações. Orgulhosos ainda porque nos permite continuar a ser coerentes e a lançar novos desafios, agora com a possibilidade de poder provar que estávamos e continuamos no caminho certo.

Parabéns e bons êxitos para os galardoados.
A Direcção


A acçção do G20 em sintonia com a posição da UE


Para salvar a economia mundial, o G20 acorda em injectar 1100 mil milhões de dólares (832 mil milhões de euros) no FMI e noutras instituições internacionais e em reforçar a regulação dos mercados financeiros

O acordo foi bem acolhido pela UE, que liderou os esforços para pôr cobro às práticas bancárias irregulares na origem da crise financeira.

Fazendo eco das propostas da UE, os líderes do G20 anunciaram medidas para garantir maior transparência e protecção contra as ameaças ao sistema e a assunção de riscos excessivos. As novas medidas incluem regras sobre a remuneração e os prémios para os banqueiros, questão que tem suscitado a indignação pública, e o fim dos paraísos fiscais que não partilhem informações financeiras.

A cimeira de Londres é o segundo passo dos esforços do G20 para lutar contra a crise financeira global, a maior recessão verificada desde 1930. A cimeira anterior do G20 teve lugar em Washington, em Novembro passado.

Para ajudar os países com mais dificuldades, os líderes decidiram atribuir 500 mil milhões de dólares (370 mil milhões de euros) de novos fundos ao FMI, cujos recursos passam assim a ascender a 750 mil milhões de dólares (556 mil milhões de euros). A contribuição da UE para esta iniciativa é de 75 mil milhões de euros. Os líderes do G20 concordaram também em aumentar para 250 mil milhões de dólares (185 mil milhões de euros) a facilidade de descoberto do FMI para os países membros em graves dificuldades. Enquanto instituição de crédito de último recurso, o FMI pediu este balão de oxigénio após ter ajudado recentemente mais de uma dezena de países.

Mais 100 mil milhões de dólares (74 mil milhões de euros) para financiar o desenvolvimento, serão disponibilizados através dos bancos criados pelos países doadores estando previstos 250 mil milhões de dólares (185 mil milhões de euros) para reactivar o comércio.

Estas medidas são complementares à injecção de dinheiro pelos governos e bancos centrais de todo o mundo na economia mundial. Os líderes declararam que o estímulo deveria ascender a 5 biliões de dólares (3,7 biliões de euros), o montante mais elevado de sempre, mostrando-se confiantes em que permitirá criar milhões de postos de trabalho em todo o mundo.

O G20 também incumbiu a Organização Mundial do Comércio de declarar e denunciar o proteccionismo. Comprometeu-se a concluir rapidamente as negociações comerciais de Doha, que poderiam estimular a economia mundial em 150 mil milhões de dólares.

Em conformidade com as recomendações da UE, o plano do G20 confere às instituições financeiras internacionais um papel reforçado na supervisão dos riscos económicos e dá maior voz, nestas instituições, às economias em desenvolvimento e emergentes.

Cimeira do G20 - declaração dos líderes English

Eadem mutata resurgo*

A IV de III de MMIX invoca-se o ancestral ícone que fez da guerrilha a sua forma de luta e a expressão última de defesa do seu território e das suas gentes. Pela primeira vez na história tribos lusitanas uniram-se sob a liderança de um homem que era respeitado pela sua coragem, pela sua destreza e pelo seu espírito guerreiro.

Viriato, que fora caçador e apascentara rebanhos na zona de MONS HERMINIUS (actual Serra da Estrela), marcou a História Ibérica e Romana deixando há cerca de dois mil e cem anos na Hispânia a herança de vincados valores como o sentimento de Independência, de Território, de Pátria, de Sacrifício e Liberdade.

Hoje outro tempo, necessidades variáveis, adulteração de prioridades e gentes que não são “as gentes”. Os valores e os sentimentos evocados há dois milénios mantiveram uma constância da sua ideia, perpetuaram no tempo as suas reinvenções e as suas causas (por vezes desvirtuadas) enquanto as memórias e a vontade de fazer mais e melhor representam, actualmente, a nossa melhor arma para combater o comodismo, a apatia e arrancar ao tempo a voracidade que este nos inflige no dia a dia.

Este blog tem a sua identidade enquanto espaço de conversa público ou salão Maior de Debate, de Ágora ou reservados Claustros. Ele próprio, pela sua natura empreenderá o seu ritmo e fará do tempo o momento em que a comunidade ou grupo daqueles que pretenderem participar, convergem em debates e ideias para defender pontos de vista e trilhar novas montanhas de novidade e conhecimento.

A liberdade do Verbo será privilegiada e concedida sempre que se cumpram as regras da boa educação e se respeite a diferença. Não pactuarei com ofensas nem muito menos com fraudes mentais. Quem entender participar terá de perceber que é detentor de uma responsabilidade e que será essa responsabilidade a evocar a sua sanidade mental.

Aqui serão abordados assuntos variados do nosso País mas em especial DE e SOBRE a Vila de Manteigas.

Não pretendo substituir os blogs Institucionais já existentes com o fim explícito e implícito de promover o Concelho nem muito menos os criados a título particular ou com eles fazer concorrência. Tal como cada um, darei um pouco da minha personalidade, do meu tempo, das minhas ideias e das minhas expectativas e como é óbvio dar a conhecer descobrindo na última fronteira da comunicação MUNDIAL (internet) o pacto de falar através do tempo.

Aprender a falar do nosso tempo no nosso tempo enquanto Homens é o desafio. Deixarei que este espaço seja também o confronto sem se assumir como o conflito; a liberdade sem se assumir a anarquia; a razão do que pensamos e como o pensamos e não a forma como atacamos e desvalorizamos o intelecto ou a pessoa.

Crescer é feito de simples particularidades: saber o mais possível no menor tempo impossível… será por isso que o saber não ocupando lugar promove a nossa ignorância proporcionalmente?

A todos os que pretenderem participar, deixar um testemunho ou apreciar como passeio internauta desde já BEM VINDO por ter descoberto o blog e um sincero BEM HAJA por ter passado e/ou participado.

*Embora mudado ressurjo