PRISMA

PRISMA

Acerca de mim

A minha foto
Lusa Manteigas, Mons Herminius, Portugal
Descendente de Comínio, chefe tribal conhecido pelos relatos dos Romanos como Dux Latronorum. Durante a tentativa de invasão romana da Ibéria os resistentes serão comandados por Viriato (de viria, ou bracelete, a partir de 154 a.C.)

25 de abril de 2009

25 de Abril - Parte IV


O 25 DE ABRIL E O APOIO POPULAR À REVOLUÇÃO


O Movimento das Forças Armadas (MFA) e a operação “Fim de Regime”


Cronologia

1973

13 Julho – Para atenuar as carências em termos de quadros militares intermédios, o Governo permite a passagem dos oficiais milicianos aos quadros permanentes.

30 Julho – Primeiras reacções dos oficiais provenientes da Academia Militar.

21 Agosto – Realiza-se em Bissau a primeira reunião clandestina de 51 oficiais das Forças Armadas portuguesas descontentes, quer com a situação de âmbito profissional, quer com a forma como o regime insistia em perspectivar o «problema ultramarino».

9 Setembro – Reunião de oficiais das Forças Armadas, realizada no Monte Sobral, perto de Évora, em que se decide dar continuidade ao processo de contestação, aparentemente corporativa, iniciada na Guiné.

Outubro – O «Movimento dos Capitães» consolida ligações, solidariedades e canais de informação dentro dos quartéis. Elege-se uma Comissão Coordenadora.

24 Novembro – Numa reunião em S. Pedro do Estoril, é pela primeira vez explicitado que, para além de reivindicações de natureza corporativa, devem ser estudados outros objectivos: o fim da guerra colonial e o restabelecimento da liberdade e da democracia.

8 Dezembro – Reúne na Costa da Caparica a Comissão Coordenadora do «Movimento dos Capitães», sendo eleito um secretariado executivo (Vasco Lourenço, Otelo Saraiva de Carvalho e Vítor Alves) e formadas várias comissões, que iniciam o processo de preparação de um golpe militar.

1974

23 Fevereiro – Publicação do Livro «Portugal e o Futuro», do General Spínola, com a prévia autorização de Costa Gomes, CEMGFA.

5 Março – O «Movimento dos Capitães» passa a designar-se «Movimento das Forças Armadas» (MFA). São aprovadas as linhas gerais do seu programa «O Movimento, as Forças Armadas e a Nação».

14 Março – Marcelo Caetano demite os generais Costa Gomes e Spínola, respectivamente Chefe e Vice-Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas, por não terem comparecido a uma cerimónia de apoio à política colonial portuguesa, à qual compareceu a quase totalidade dos oficiais das Forças Armadas.

16 Março – Golpe militar das Caldas da Rainha, dinamizado principalmente por sectores spinolistas do MFA que, por falta de apoios e coordenação, fracassa.

24 Março – Última reunião clandestina da Comissão Coordenadora do MFA, em que se decide que o derrube do regime ditatorial só poderia ser alcançado pela via militar. O golpe é marcado para a semana de 20 a 27 de Abril.

23 Abril – O major Otelo Saraiva de Carvalho, oficial escolhido para coordenar, no plano operacional, o golpe militar, entrega as instruções para as acções a desencadear na noite de 24 para 25 de Abril.

24 Abril, 22 h 55 m – A transmissão da canção «E Depois do Adeus», interpretada por Paulo de Carvalho, aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, marca o início das operações militares do MFA.

25 Abril – 0 h 20 m – A transmissão da canção «Grândola Vila Morena», de José Afonso, no programa «Limite» da Rádio Renascença, é o sinal confirmativo de que as operações militares planeadas pelo MFA estão em marcha e são irreversíveis.


O 25 de Abril e o apoio popular

«Esta é a madrugada que eu esperava

O dia inicial inteiro e limpo

Onde emergimos da noite e do silêncio

E livres habitamos a substância do tempo.»

Sophia de Mello Breyner Andersen, 1974


A Operação “Fim de Regime”

Com início na noite de 24 de Abril, a operação “o fim do regime” visava derrubar o governo de Marcelo Caetano para pôr fim à guerra colonial e instaurar a democracia.

O plano de operações definia a cidade de Lisboa como o «fulcro de toda a acção», para a qual deveriam convergir forças de vários pontos do país num movimento de fora para dentro, ao mesmo tempo que no interior da cidade se controlariam os objectivos fundamentais e se procuraria neutralizar as unidades fiéis ao Governo. No Porto desenrolar-se-ia uma operação de controlo do respectivo Quartel-general. Após a prisão dos membros do Governo e do Presidente da República, seria feita uma primeira leitura da proclamação ao país do MFA, através da emissora controlada, e os membros da Junta apresentar-se-iam perante as câmaras da RTP.

Operações militares no dia 25 de Abril


O plano identificava como «forças inimigas», além da GNR, PSP, DGS e Legião Portuguesa, o Regimento de Cavalaria 7 e o Regimento de Lanceiros 2 (Polícia Militar), onde o Movimento não tinha contactos. Fora de Lisboa, apenas cinco unidades mereciam essa qualificação. Em contrapartida, o Movimento podia contar com um total de 27 unidades espalhadas por todas as zonas do país, e assegurara a neutralidade da Força Aérea e da Armada.

Os cinco objectivos definidos para a cidade de Lisboa foram tomados sem dificuldade, em virtude do factor surpresa: estúdios da RTP, Rádio Clube Português, Emissora Nacional, Quartel-general da região militar de Lisboa e o Aeroporto de Lisboa, este último objectivo com algum atraso em relação ao previsto. No Porto, o Quartel-general fora também logo ocupado.

Ao mesmo tempo que estes objectivos eram tomados, e a rádio anunciava a eclosão do golpe, uma força da Escola Prática de Cavalaria de Santarém rumava a Lisboa, sob o comando do capitão Salgueiro Maia, que viria a desempenhar um papel fundamental na ocupação do Terreiro do Paço – controlando o acesso aos Ministérios –, na passagem de Cavalaria 7 para o lado do MFA e no cerco ao Quartel do Carmo. Ao longo do dia o Rádio Clube Português emitiria uma série de comunicados do MFA, ao mesmo tempo que fazia reportagens em directo das ruas de Lisboa, intercaladas com uma marcha militar, escolhida ao acaso, e que se transformaria no “Hino Oficial” do MFA da autoria do compositor John Philipp de Souza.

Estratégia militar em Lisboa

O epílogo das operações militares desencadeadas na madrugada de 25 de Abril teve lugar no Largo do Carmo em Lisboa, junto ao Quartel-general da Guarda Nacional Republicana, onde se encontrava refugiado o Presidente do Conselho e alguns ministros.

Cercadas pelas tropas do MFA e por milhares de civis que preenchem por completo o Largo, as forças fiéis ao regime mais nada puderam fazer, senão esperar por uma solução política que impedisse o assalto e destruição do quartel.


Cercadas pelas tropas do MFA e por milhares de civis que preenchem por completo o Largo, as forças fiéis ao regime mais nada puderam fazer, senão esperar por uma solução política que impedisse o assalto e destruição do quartel.

Cercadas pelas tropas do MFA e por milhares de civis que preenchem por completo o Largo, as forças fiéis ao regime mais nada puderam fazer, senão esperar por uma solução política que impedisse o assalto e destruição do quartel.

Os momentos culminantes deste dia foram protagonizados, sobretudo, pelo capitão Salgueiro Maia, comandante da força da Escola Prática de Cavalaria de Santarém. Primeiro, detendo no Terreiro do Paço a contra-ofensiva governamental, protagonizada por Cavalaria 7, depois, ao cercar o Quartel do Carmo até obter a rendição de Marcelo Caetano.

Junta de Salvação Nacional perante as câmaras da RTP


Para que o poder «não caísse na rua», Marcelo Caetano apresentaria a sua demissão ao general António de Spínola, o qual, embora não estivesse ligado à direcção do Movimento, era a personalidade com maior carisma e apoio para poder assumir a tarefa de conduzir a substituição do regime. É nomeado para presidir à Junta de Salvação Nacional, entretanto formada, que conduziria os destinos do país até à normalização da vida política. Na madrugada do dia 26, a Junta apresentava-se perante as câmaras da RTP para fazer a proclamação ao país dos objectivos do golpe militar.


PROGRAMA DO MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS

Considerando que, ao fim de treze anos de luta em terras do Ultramar, o sistema político vigente não conseguiu definir, concreta e objectivamente, uma política ultramarina que conduza à paz entre os Portugueses de todas as raças e credos;

Considerando que a definição daquela política só é possível com o saneamento da actual política interna e das suas instituições, tornando-as, pela via democrática, indiscutidas representantes do Povo Português;

Considerando ainda que a substituição do sistema político vigente terá de processar-se sem convulsões internas que afectem a paz, o progresso e o bem-estar da Nação:

O Movimento das Forças Armadas Portuguesas [...] proclama e compromete-se a garantir a adopção das [...] medidas [...] que entende necessárias para a resolução da grande crise nacional que Portugal atravessa.

A – MEDIDAS IMEDIATAS

1 – Exercício do poder político por uma Junta de Salvação Nacional até à formação de um Governo Provisório Civil. (…)

2 – A Junta de Salvação Nacional decretará:

a) A destituição imediata do Presidente da República e do actual Governo, a dissolução da Assembleia Nacional e do Conselho de Estado (…) e convocação, no prazo de doze meses, de uma Assembleia Nacional Constituinte, eleita por sufrágio universal directo e secreto (…).

c) A extinção imediata da DGS, Legião Portuguesa e organizações políticas da juventude. (…)

f) A imediata amnistia de todos os presos políticos (…).

g) A abolição da censura e exame prévio. (…)

B – MEDIDAS A CURTO PRAZO

1 – No prazo máximo de três semanas (…) a Junta de Salvação Nacional escolherá, entre os seus membros, o que exercerá as funções de Presidente da República Portuguesa (…).

2 – Após assumir as suas funções, o Presidente da República nomeará o Governo Provisório Civil, que será composto por personalidades representativas de grupos e correntes políticas e personalidades independentes que se identifiquem com o presente programa. (…)

5 – O Governo Provisório obrigar-se-á a promover imediatamente: (…)

b) A liberdade de reunião e associação.

Em aplicação deste princípio, será permitida a formação de «associações políticas» (…) e garantida a liberdade sindical (…);

c) A liberdade de expressão e pensamento sob qualquer forma;

d) A promulgação de uma nova lei de imprensa, rádio, televisão, teatro e cinema; (…)

8 – A política ultramarina do Governo Provisório (…) orientar-se-á pelos seguintes princípios:

a) Reconhecimento de que a solução das guerras no Ultramar é política e não militar;

b) Criação de condições para um debate franco e aberto, a nível nacional, do problema ultramarino;

c) Lançamento dos fundamentos de uma política ultramarina que conduza à paz.

C – CONSIDERAÇÕES FINAIS

1 – Logo que eleitos pela Nação a Assembleia Nacional Constituinte e o novo Presidente da República, será dissolvida a Junta de Salvação Nacional e a acção das Forças Armadas será restringida à sua missão específica de defesa da soberania nacional. (…)


Texto Oficial do Programa do Movimento das Forças Armadas

Eadem mutata resurgo*

A IV de III de MMIX invoca-se o ancestral ícone que fez da guerrilha a sua forma de luta e a expressão última de defesa do seu território e das suas gentes. Pela primeira vez na história tribos lusitanas uniram-se sob a liderança de um homem que era respeitado pela sua coragem, pela sua destreza e pelo seu espírito guerreiro.

Viriato, que fora caçador e apascentara rebanhos na zona de MONS HERMINIUS (actual Serra da Estrela), marcou a História Ibérica e Romana deixando há cerca de dois mil e cem anos na Hispânia a herança de vincados valores como o sentimento de Independência, de Território, de Pátria, de Sacrifício e Liberdade.

Hoje outro tempo, necessidades variáveis, adulteração de prioridades e gentes que não são “as gentes”. Os valores e os sentimentos evocados há dois milénios mantiveram uma constância da sua ideia, perpetuaram no tempo as suas reinvenções e as suas causas (por vezes desvirtuadas) enquanto as memórias e a vontade de fazer mais e melhor representam, actualmente, a nossa melhor arma para combater o comodismo, a apatia e arrancar ao tempo a voracidade que este nos inflige no dia a dia.

Este blog tem a sua identidade enquanto espaço de conversa público ou salão Maior de Debate, de Ágora ou reservados Claustros. Ele próprio, pela sua natura empreenderá o seu ritmo e fará do tempo o momento em que a comunidade ou grupo daqueles que pretenderem participar, convergem em debates e ideias para defender pontos de vista e trilhar novas montanhas de novidade e conhecimento.

A liberdade do Verbo será privilegiada e concedida sempre que se cumpram as regras da boa educação e se respeite a diferença. Não pactuarei com ofensas nem muito menos com fraudes mentais. Quem entender participar terá de perceber que é detentor de uma responsabilidade e que será essa responsabilidade a evocar a sua sanidade mental.

Aqui serão abordados assuntos variados do nosso País mas em especial DE e SOBRE a Vila de Manteigas.

Não pretendo substituir os blogs Institucionais já existentes com o fim explícito e implícito de promover o Concelho nem muito menos os criados a título particular ou com eles fazer concorrência. Tal como cada um, darei um pouco da minha personalidade, do meu tempo, das minhas ideias e das minhas expectativas e como é óbvio dar a conhecer descobrindo na última fronteira da comunicação MUNDIAL (internet) o pacto de falar através do tempo.

Aprender a falar do nosso tempo no nosso tempo enquanto Homens é o desafio. Deixarei que este espaço seja também o confronto sem se assumir como o conflito; a liberdade sem se assumir a anarquia; a razão do que pensamos e como o pensamos e não a forma como atacamos e desvalorizamos o intelecto ou a pessoa.

Crescer é feito de simples particularidades: saber o mais possível no menor tempo impossível… será por isso que o saber não ocupando lugar promove a nossa ignorância proporcionalmente?

A todos os que pretenderem participar, deixar um testemunho ou apreciar como passeio internauta desde já BEM VINDO por ter descoberto o blog e um sincero BEM HAJA por ter passado e/ou participado.

*Embora mudado ressurjo