PRISMA

PRISMA

Acerca de mim

A minha foto
Lusa Manteigas, Mons Herminius, Portugal
Descendente de Comínio, chefe tribal conhecido pelos relatos dos Romanos como Dux Latronorum. Durante a tentativa de invasão romana da Ibéria os resistentes serão comandados por Viriato (de viria, ou bracelete, a partir de 154 a.C.)

27 de março de 2009

Ofertas de Emprego/Voluntariado e Redes de Apoio à Integração na Vida Activa


O PRISMA Estrela põe à disposição dos interessados (em especial os jovens) de informação essencial e actual para conseguirem uma rápida resposta à integração no mercado de trabalho ou apenas como oportunidade de profissionalização na área da sua especialidade.

Desejo a maior sorte para os vossos intentos e as maiores felicidades profissionais.




“No âmbito das novas competências da Direcção de Serviços de Apoio ao Estudante (DSAE), disponibilizamos, através do site, links com informações sobre ofertas de empregos, propostas de actividades de voluntariado e redes de apoio à integração na vida activa.

Como os estudantes do Ensino do Ensino Superior são o nosso principal público-alvo e como pretendemos a sua contínua satisfação decidimos ir mais longe e disponibilizar endereços de sites que contêm informação sobre o empreendedorismo e a realização de estágios, sites de empresas que disponibilizam formulários para a candidatura espontânea e ofertas de emprego.

No entanto, alertamos que se tratam de links que encaminham para a homepage das respectivas instituições, mas que não vinculam a sua empregabilidade. Temos por objectivo o encaminhamento do visitante para sites que facilitem a procura de emprego, voluntariado, estágios ou até mesmo a criação do próprio emprego".

26 de março de 2009

Petição contra a venda das Estruturas da Torre


O Blog PRISMA Estrela alia-se ao Blog de Manteigas em promover uma petição on-line contra a intenção do Ministério da Defesa em alienar as estruturas e os terrenos que a Força Aérea possuía na Torre, em plena Serra da Estrela. Somos também contra qualquer solução de cessão dos mesmos imóveis, que possa causar mais estragos e criar mais exclusividades económicas.

Por uma questão de justiça e de senso, visto que se situam em terreno baldio, as estruturas devem ser devolvidas aos seus titulares, neste caso as freguesias de Alvoco da Serra e Loriga (Seia), S. Pedro (Manteigas) e Unhais da Serra (Covilhã), em cujos baldios se localizam os edifícios.


http://www.petitiononline.com/Torre/petition.html


O porquê de assinar: http://www.parlamento.pt/Fiscalizacao/Paginas/default.aspx

Uma excelente iniciativa que deverá ser alargada aos Concelhos que também poderão estar em situação de prejuízo e demais cidadãos.

Espero que não se fique uma "Era Glaciar" aguardar o retorno da propriedade imposta legalmente (valor juridico existente) ou da (re)invenção de um meio de contornar a substância legitimada.

Se o intereese superior do Estado na zona já não se justifica então que se proceda à devida regularização da situação, ou seja, a normalização das competências existentes antes da década de 50 que apenas foram "congeladas" pelo interesse nacional em vigor.

Eadem mutata resurgo*

A IV de III de MMIX invoca-se o ancestral ícone que fez da guerrilha a sua forma de luta e a expressão última de defesa do seu território e das suas gentes. Pela primeira vez na história tribos lusitanas uniram-se sob a liderança de um homem que era respeitado pela sua coragem, pela sua destreza e pelo seu espírito guerreiro.

Viriato, que fora caçador e apascentara rebanhos na zona de MONS HERMINIUS (actual Serra da Estrela), marcou a História Ibérica e Romana deixando há cerca de dois mil e cem anos na Hispânia a herança de vincados valores como o sentimento de Independência, de Território, de Pátria, de Sacrifício e Liberdade.

Hoje outro tempo, necessidades variáveis, adulteração de prioridades e gentes que não são “as gentes”. Os valores e os sentimentos evocados há dois milénios mantiveram uma constância da sua ideia, perpetuaram no tempo as suas reinvenções e as suas causas (por vezes desvirtuadas) enquanto as memórias e a vontade de fazer mais e melhor representam, actualmente, a nossa melhor arma para combater o comodismo, a apatia e arrancar ao tempo a voracidade que este nos inflige no dia a dia.

Este blog tem a sua identidade enquanto espaço de conversa público ou salão Maior de Debate, de Ágora ou reservados Claustros. Ele próprio, pela sua natura empreenderá o seu ritmo e fará do tempo o momento em que a comunidade ou grupo daqueles que pretenderem participar, convergem em debates e ideias para defender pontos de vista e trilhar novas montanhas de novidade e conhecimento.

A liberdade do Verbo será privilegiada e concedida sempre que se cumpram as regras da boa educação e se respeite a diferença. Não pactuarei com ofensas nem muito menos com fraudes mentais. Quem entender participar terá de perceber que é detentor de uma responsabilidade e que será essa responsabilidade a evocar a sua sanidade mental.

Aqui serão abordados assuntos variados do nosso País mas em especial DE e SOBRE a Vila de Manteigas.

Não pretendo substituir os blogs Institucionais já existentes com o fim explícito e implícito de promover o Concelho nem muito menos os criados a título particular ou com eles fazer concorrência. Tal como cada um, darei um pouco da minha personalidade, do meu tempo, das minhas ideias e das minhas expectativas e como é óbvio dar a conhecer descobrindo na última fronteira da comunicação MUNDIAL (internet) o pacto de falar através do tempo.

Aprender a falar do nosso tempo no nosso tempo enquanto Homens é o desafio. Deixarei que este espaço seja também o confronto sem se assumir como o conflito; a liberdade sem se assumir a anarquia; a razão do que pensamos e como o pensamos e não a forma como atacamos e desvalorizamos o intelecto ou a pessoa.

Crescer é feito de simples particularidades: saber o mais possível no menor tempo impossível… será por isso que o saber não ocupando lugar promove a nossa ignorância proporcionalmente?

A todos os que pretenderem participar, deixar um testemunho ou apreciar como passeio internauta desde já BEM VINDO por ter descoberto o blog e um sincero BEM HAJA por ter passado e/ou participado.

*Embora mudado ressurjo