PRISMA

PRISMA

Acerca de mim

A minha foto
Lusa Manteigas, Mons Herminius, Portugal
Descendente de Comínio, chefe tribal conhecido pelos relatos dos Romanos como Dux Latronorum. Durante a tentativa de invasão romana da Ibéria os resistentes serão comandados por Viriato (de viria, ou bracelete, a partir de 154 a.C.)

26 de março de 2009

"Câmara vai criar serviços na Zona Histórica para os visitantes"



Não, infelizmente não é em Manteigas.

"As atenções do executivo socialista na Câmara de Castelo Branco vão virar-se para a zona histórica de cidade, alvo de reabilitação nos últimos tempos. Grande parte da intervenção, na sessão comemorativa dos 238 anos da cidade, do presidente da Câmara de Castelo Branco, esteve focada na zona histórica para onde anunciou vários projectos no sentido de valorizar o património histórico ali existente, a começar pela abertura de um Centro de Interpretação. No âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), foi aprovada uma candidatura no valor de 10 milhões de euros ao programa Regenerar que contempla, para além da continuação de várias obras de requalificação urbana, a criação de uma incubadora de empresas de serviços turísticos e um projecto que pretende promover o trabalho de jovens criadores artísticos. O objectivo é ter "mais circulação de pessoas e maior animação", garante Joaquim Morão. A colecção dos Portados Quinhentistas, que podem ser apreciados na parte velha da cidade, dará origem à primeira Rota Turística da cidade."

Em 24 de Março de 2005, precisamente há 4 anos, o Municipio de Manteigas formalizou a adesão à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos assumindo como objectivo a eliminação das barreiras urbanísticas na área do Centro Histórico (aglomerado urbano entre a rua 1º de Maio e a Rua Dr. Sobral). Os resultados superaram os inicialmente estabelecidos (30%) atingindo uma execução de 40% e desta forma, foi distinguido com a Bandeira de Prata da Mobilidade pela Associação Portuguesa de Planeadores do Território.

Analisando a iniciativa camarária de Castelo Branco e a direcção das suas políticas é peremptório dizer que tem objectivos concretos atingir: "mais circulação de pessoas e maior animação". É também importante que tal suceda com a conivência e encadeamento dos vários objectivos e também com uma acertada escolha dos serviços a disponibilizar no local e a forma de os conseguir.

Do meu PRISMA, Manteigas está voltada para a megalomania das infra-estruturas de serviços que apenas podem e deveriam ser concebidas, pensadas e aprovadas numa fase de consumação de outros serviços, instalações e investimentos públicos. Explorando o espectro deste PRISMA, vê-se que Manteigas tem uma instalação chamada de SKIPARQUE sem qualquer retorno possível ao investimento feito acabando por representar o fracasso das orientações futuras que se prevêem. Há uma mão cheia de projectos de nada: desde Piscinas à Pista de Gelo, Relvado de piso sintético e um Centro de Estágios de Altitude para atletas (sem enquadramento estrutural no Concelho - qualidade hoteleira para grandes grupos). Passando pelos vários Planos de Pormenor prevendo projectos e desenhando no ar os Grandes Objectivos que se arrastam no QREN provam através do tempo que são uma UTOPIA. E porque serão eles utopia? Porque apenas existem para satisfazer a realização de politicas que nada contribuem para o crescimento local e representam apenas a intenção de o conseguir e depois?? Depois de existirem essas infra-estruturas planeadas e financiadas? O que se vai pensar em fazer de Manteigas?

Há coisas simples, eficazes e com utilidade para dela se tirarem dividendos para o Concelho desde que devidamente se enquadrem na escala da região.

PRISMAS são directrizes que no tempo dizem o que o espaço pode ser (área sustentada e sem grande densidade humana virada para o lazer, turismo e prática de desportos – centro de reabilitação ao stress), assumir-se de (pólo turístico?) e afirmar-se como (turismo de excelência).

Enquanto Manteigas não construir as pontes entre os objectivos que pretende atingir de forma coordenada e séria não se sairá da esfera da UTOPIA, onde giram os sonhadores que pensam estar a fazer tudo e nada fazem.

Sem comentários:

Eadem mutata resurgo*

A IV de III de MMIX invoca-se o ancestral ícone que fez da guerrilha a sua forma de luta e a expressão última de defesa do seu território e das suas gentes. Pela primeira vez na história tribos lusitanas uniram-se sob a liderança de um homem que era respeitado pela sua coragem, pela sua destreza e pelo seu espírito guerreiro.

Viriato, que fora caçador e apascentara rebanhos na zona de MONS HERMINIUS (actual Serra da Estrela), marcou a História Ibérica e Romana deixando há cerca de dois mil e cem anos na Hispânia a herança de vincados valores como o sentimento de Independência, de Território, de Pátria, de Sacrifício e Liberdade.

Hoje outro tempo, necessidades variáveis, adulteração de prioridades e gentes que não são “as gentes”. Os valores e os sentimentos evocados há dois milénios mantiveram uma constância da sua ideia, perpetuaram no tempo as suas reinvenções e as suas causas (por vezes desvirtuadas) enquanto as memórias e a vontade de fazer mais e melhor representam, actualmente, a nossa melhor arma para combater o comodismo, a apatia e arrancar ao tempo a voracidade que este nos inflige no dia a dia.

Este blog tem a sua identidade enquanto espaço de conversa público ou salão Maior de Debate, de Ágora ou reservados Claustros. Ele próprio, pela sua natura empreenderá o seu ritmo e fará do tempo o momento em que a comunidade ou grupo daqueles que pretenderem participar, convergem em debates e ideias para defender pontos de vista e trilhar novas montanhas de novidade e conhecimento.

A liberdade do Verbo será privilegiada e concedida sempre que se cumpram as regras da boa educação e se respeite a diferença. Não pactuarei com ofensas nem muito menos com fraudes mentais. Quem entender participar terá de perceber que é detentor de uma responsabilidade e que será essa responsabilidade a evocar a sua sanidade mental.

Aqui serão abordados assuntos variados do nosso País mas em especial DE e SOBRE a Vila de Manteigas.

Não pretendo substituir os blogs Institucionais já existentes com o fim explícito e implícito de promover o Concelho nem muito menos os criados a título particular ou com eles fazer concorrência. Tal como cada um, darei um pouco da minha personalidade, do meu tempo, das minhas ideias e das minhas expectativas e como é óbvio dar a conhecer descobrindo na última fronteira da comunicação MUNDIAL (internet) o pacto de falar através do tempo.

Aprender a falar do nosso tempo no nosso tempo enquanto Homens é o desafio. Deixarei que este espaço seja também o confronto sem se assumir como o conflito; a liberdade sem se assumir a anarquia; a razão do que pensamos e como o pensamos e não a forma como atacamos e desvalorizamos o intelecto ou a pessoa.

Crescer é feito de simples particularidades: saber o mais possível no menor tempo impossível… será por isso que o saber não ocupando lugar promove a nossa ignorância proporcionalmente?

A todos os que pretenderem participar, deixar um testemunho ou apreciar como passeio internauta desde já BEM VINDO por ter descoberto o blog e um sincero BEM HAJA por ter passado e/ou participado.

*Embora mudado ressurjo