PRISMA

PRISMA

Acerca de mim

A minha foto
Lusa Manteigas, Mons Herminius, Portugal
Descendente de Comínio, chefe tribal conhecido pelos relatos dos Romanos como Dux Latronorum. Durante a tentativa de invasão romana da Ibéria os resistentes serão comandados por Viriato (de viria, ou bracelete, a partir de 154 a.C.)

7 de abril de 2009

ASE - Galardão "Cristal de Gelo"


O PRISMA Estrela não poderia ficar indiferente a um momento tão importante como o que sucedeu, ainda que anterior à sua existência, e por tal motivo apresenta na sua rubrica de AMBIENTE o evento "Cristal de Gelo" o primeiro que a ASE entrega.


No dia 22 de Fevereiro de 2009 a nossa Associação fez 27 anos. É mais de um quarto de século a defender e promover os valores naturais da Serra da Estrela. Neste já longo percurso, exercemos e abusamos de alguma teimosia dando conta que os investimentos de carácter turístico deveriam ser edificados junto dos núcleos urbanos, protegendo assim a Serra destas infra-estruturas, cujos promotores muito teriam a ganhar se deixassem para deleite dos seus clientes o “diamante” por polir e os grandes declives para saborear fisicamente.

De facto, julgamos que não foi em vão. Em 2007, a ASE viu iniciar umas obras junto das antigas Termas de Unhais da Serra e procurou informar-se do que iria sair dali. E o que estava a surgir aconteceu na realidade e o complexo lúdico termal vai ser inaugurado brevemente.

Que melhor pretexto a ASE poderia ter que não fosse o de distinguir os promotores por terem a audácia de edificar em Unhais da Serra uma infra-estrutura com as dimensões que o complexo turístico contempla indo assim contra a corrente dos que tudo têm feito para aproveitarem a Serra, na mira do lucro fácil, deixando um rasto de marcas que nunca mais vão sarar no granito espoliado da Estrela!

A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela sente um enorme orgulho por ter tido o prazer de homenagear a NATURA – IMB – HOTELS, distinguindo-os com o galardão “CRISTAL DE GELO”, o primeiro a ser atribuído pela nossa Associação. Orgulho também por verificar que existe mais alguém a pensar como nós na maneira de ver o desenvolvimento sustentável para a serra e com real benefício para as suas populações. Orgulhosos ainda porque nos permite continuar a ser coerentes e a lançar novos desafios, agora com a possibilidade de poder provar que estávamos e continuamos no caminho certo.

Parabéns e bons êxitos para os galardoados.
A Direcção


1 comentário:

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

O Blogue dos MANTEIGAS deseja a todos os seus amigos e visitantes uma Santa Páscoa recheada com amêndoas e Alegria.
Muitos sorrisos, http://bloteigas.blogspot.com/

Eadem mutata resurgo*

A IV de III de MMIX invoca-se o ancestral ícone que fez da guerrilha a sua forma de luta e a expressão última de defesa do seu território e das suas gentes. Pela primeira vez na história tribos lusitanas uniram-se sob a liderança de um homem que era respeitado pela sua coragem, pela sua destreza e pelo seu espírito guerreiro.

Viriato, que fora caçador e apascentara rebanhos na zona de MONS HERMINIUS (actual Serra da Estrela), marcou a História Ibérica e Romana deixando há cerca de dois mil e cem anos na Hispânia a herança de vincados valores como o sentimento de Independência, de Território, de Pátria, de Sacrifício e Liberdade.

Hoje outro tempo, necessidades variáveis, adulteração de prioridades e gentes que não são “as gentes”. Os valores e os sentimentos evocados há dois milénios mantiveram uma constância da sua ideia, perpetuaram no tempo as suas reinvenções e as suas causas (por vezes desvirtuadas) enquanto as memórias e a vontade de fazer mais e melhor representam, actualmente, a nossa melhor arma para combater o comodismo, a apatia e arrancar ao tempo a voracidade que este nos inflige no dia a dia.

Este blog tem a sua identidade enquanto espaço de conversa público ou salão Maior de Debate, de Ágora ou reservados Claustros. Ele próprio, pela sua natura empreenderá o seu ritmo e fará do tempo o momento em que a comunidade ou grupo daqueles que pretenderem participar, convergem em debates e ideias para defender pontos de vista e trilhar novas montanhas de novidade e conhecimento.

A liberdade do Verbo será privilegiada e concedida sempre que se cumpram as regras da boa educação e se respeite a diferença. Não pactuarei com ofensas nem muito menos com fraudes mentais. Quem entender participar terá de perceber que é detentor de uma responsabilidade e que será essa responsabilidade a evocar a sua sanidade mental.

Aqui serão abordados assuntos variados do nosso País mas em especial DE e SOBRE a Vila de Manteigas.

Não pretendo substituir os blogs Institucionais já existentes com o fim explícito e implícito de promover o Concelho nem muito menos os criados a título particular ou com eles fazer concorrência. Tal como cada um, darei um pouco da minha personalidade, do meu tempo, das minhas ideias e das minhas expectativas e como é óbvio dar a conhecer descobrindo na última fronteira da comunicação MUNDIAL (internet) o pacto de falar através do tempo.

Aprender a falar do nosso tempo no nosso tempo enquanto Homens é o desafio. Deixarei que este espaço seja também o confronto sem se assumir como o conflito; a liberdade sem se assumir a anarquia; a razão do que pensamos e como o pensamos e não a forma como atacamos e desvalorizamos o intelecto ou a pessoa.

Crescer é feito de simples particularidades: saber o mais possível no menor tempo impossível… será por isso que o saber não ocupando lugar promove a nossa ignorância proporcionalmente?

A todos os que pretenderem participar, deixar um testemunho ou apreciar como passeio internauta desde já BEM VINDO por ter descoberto o blog e um sincero BEM HAJA por ter passado e/ou participado.

*Embora mudado ressurjo